Localizado na região da Bela Vista, o bairro do Bixiga surgiu por volta de 1870 com a vinda de imigrantes Italianos, que vieram em busca de melhores oportunidades. Dentre eles haviam muitos artesões, arquitetos, chefes de cozinha entre outros especialistas que foram deixando no bairro um pouco de sua cultura, cultivando suas tradições e religiosidade, semelhantes á Itália, com algumas cantinas, quitandas e lojas.
Comtemplam a cultura do Bixiga o museu do Oculos Gioconda Giannini, o Teatro Ruth Escobar e a Feira de Antiguidades da Praça Dom Orione, com diversas barracas que expõem obras de arte, artesanatos, entre outras coisas.
A Escadaria do Bixiga, une a parte alta do bairro, na rua dos Ingleses, a parte baixa, na rua Treze de Maio, e da acesso ao Pólo Cultural de um lado e as cantinas e a feira da praça Dom Orione de outro.
No Bixiga também estão localizadas a sede da Escola de Samba Vai-Vai e a Igreja Nossa Senhora Achiropita, Santa Homenageada todo mês de agosto com a festa gastronômica e beneficente nas ruas do bairro.
Para completar, no meio de tanta agitação, algumas cantinas oferecen um ambiente acolhedor, onde familias degustam suas refeições, curtindo canções italianas, tais como a tradicional tarantella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário